quarta-feira, 11 de abril de 2012

TRICÔ: nova geração de marcas que aplica tratamento de moda ao artesanal comenta o mercado atual

Handmade é um conceito de moda muito recentemente tratado como sinônimo de luxo. Porém se antes roupas feitas à mão eram vistas apenas em feiras de artesanato, atualmente elas marcam presença nas passarelas, como Proenza Schouler, Balmain, Dolce & Gabbana e Valentino, para citar desfiles recentes.

No Brasil, este mercado deixou de ser coadjuvante e domina as linhas de produção de uma nova geração de marcas que usam tricô e crochê como base, mas têm seu olhar voltado para o público de moda. Conversamos com alguns nomes da indústria especializados no assunto, que falaram sobre o tema e comentaram sobre as suas apostas para esta estação. Em comum, todos mostram paixão pelo artesanal e contam como o ofício que foi herdado ou aprendeu por acaso ainda na infância acabou virando business.

Egrey
Para a terceira coleção da Egrey (que só apresenta coleções de inverno mas prepara-se para sua primeira de verão no próximo ano), Eduardo Toldi se inspira no urbanismo da cidade de São Paulo para desenhar ombros arredondados, malhas de inspiração náutica, suéteres overdized seguindo as tendências internacionais.

 Vanessa Montoro
Para este inverno, ela explica que sua inspiração foram as mulheres italianas, que mesmo andando de bicicleta conseguem se manter arrumadas e sofisticadas. Que aparecem em saias de diferente comprimentos, blusas, vestidos em toda a peça ou nos detalhes.

Cecilia Prado
"Gosto de desafiar a técnica e ver suas possibilidades. No verão temos que usar pontos mais abertos e pensarmos com quais fios misturar para deixá-lo mais leve", anima-se. O Oriente Médio é um dos destinos para onde mais exporta, mesmo com as altas temperaturas da região. A coleção atual tem um tratamento que deixa o material paracendo neoprene. "É o resultado da mistura de diferentes fios de aspecto acetinado com rayon, que fazem lembrar um tecido tecnológico".

Profile


Raquel Takaoka, cria cinco coleções por ano, todas com tricô (estação, meia-estação e ainda uma de festa). A marca começou com máquinas antigas e foi se modernizando com o passar dos anos, e com isso a clássica trama ganhou diferentes espessuras e a partir disso pode ser adaptada para todas as temporadas.




Um comentário:

  1. E ainda temos a Helen Hödel com suas peças maravilhosas de crochê.
    Amo!!!! ;)

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