segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pierre Cardin no Brasil

O costureiro Pierre Cardin, 88 anos, está no Brasil, desde domingo, dia 24, para a abertura da exposição “ – Criando Moda Revolucionando Costumes”, evento que comemora 60 anos de sua carreira. Na segunda-feira, dia 25, o estilista italiano e naturalizado francês concedeu entrevista a Jô Soares, na Rede Globo.

Na ocasião, contou que começou sua carreira aos 20 anos, Ele revelou também que na adolescência sonhava em ser ator e bailarino, e também falou sobre seus trabalhos no teatro, no cinema, em restaurantes e como decorador de hotéis.

Agenda no Brasil
Nesta terça, dia 26, pela manhã, o estilista, cujo nome original é Pietro Cardini, recebeu jornalistas para uma coletiva de imprensa.

À noite, vai cuidar pessoalmente dos detalhes (styling, cabelo e maquiagem) de um desfile de 70 looks criados por ele entre 1952 e 2010.

Na quinta, 28, participa do coquetel de abertura da mostra e, na sexta, 29, promove uma palestra, para convidados, no local onde será a exposição.

Sobre a moda brasileira, ele declara: "Agora, a mulher brasileira é internacional. Não existe mais a moda nacional. No passado, haviam dificuldades, viagens muitos longas", opina, confirmando o encurtamento entre as tendências do hemisfério norte e do Brasil, tema que UseFashion abordou na reportagem "
Novo calendário para a moda brasileira", no Journal de março de 2011.

Natural de Veneza, Norte da Itália, mudou-se para a França com seus pais, aos 2 anos. Depois de trabalhar para Dior, poderia ter aceito o convite de Coco Chanel, mas preferiu investir na própria grife. Com atitutes ousadas, foi o pioneiro em diversos segmentos da moda, como, por exemplo, em apresentar um desfile com modelos masculinos.



Pierre Cardin foi também um dos primeiros a introduzir o conceito de moda unissex e apostar no mercado prêt-à-porter, o que, na época, foi um escândalo, afinal como alguém da alta-costura poderia fazer prêt-à-porter? "Resolvi vestir as multidões, o público das lojas de departamento", revela. Após lançar sua 1ª coleção ready-to-wear para a loja de departamentos Printemps, foi expulso da Chambre Syndicale de la Haute Couture, mas readmitido pouco tempo depois. "Corri o risco de destruir minha carreira", relembra.


Chegou até a desenvolver seu próprio tecido, batizado de "cardine", feito de fibras sintéticas que permitiam o trabalho de modelagem tridimensional.


A exposição "Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes" será aberta ao público, de 29 abril a 29 de maio (terça a sábado, das 12 às 21 horas, domingos das 14 às 20 horas), no Shopping Iguatemi de São Paulo (Av. Brig. Faria Lima, 2232, 9º andar, Pinheiros).
Link: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=95922
Fonte: http://www.usefashion.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário