segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

10 livros essenciais para quem trabalha com Moda

Aproveitando que as aulas ainda não começaram, fizemos uma listinha (inspiradas em blogs e indicações) de livros essenciais para quem quer trabalhar com Moda ou já trabalha. Ainda restam alguns dias de férias e dá para ler no mínimo 2 antes que volte a correria, não é? E lembramos que a biblioteca da Católica SC já está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira das 7:30h às 22:30h. Segue abaixo a listinha e boa leitura.


1. Histórias da Moda - Didier Grumbach
De 1998 até 2014, Didier Grumbach foi presidente da Federação Francesa da Alta-costura e do Prêt-à-Porter dos Costureiros e Criadores de Moda e da Câmara Sindical da Alta-costura. Ou seja, ele (discretíssimo) foi um dos maiores players da moda por um bom tempo. Em 1993, quando era diretor de pesquisa do Instituto Francês da Moda, publicou esse livro que atravessa a história da alta-costura, da confecção e do prêt-à-porter na França com detalhes divertidos e dados pertinentes.


2. História da Moda no Brasil - João Braga e Luís André do Prado 
(Disponível na biblioteca)

Com a ajuda de um jornalista, o professor de História da Moda na FAAP e de História da Arte da FASM (Faculdade Santa Marcelina) João Braga escreveu sua obra mais parruda. A publicação remonta momentos icônicos da história da moda no Brasil e ainda se presta a analisar boa parte deles. O subtítulo ("Das influências às autorreferências") já sumariza um pouco da trajetória da criação de roupas em solo tupiniquim. Se antes éramos muito baseados na no método Europeu, hoje temos nossa própria semana de moda respeitada e criadores para lá de originais. Neste livro, Braga e Luís André do Prado percorrem essa transição.

3. Moda, uma filosofia - Lars Svendsen
(Disponível na biblioteca)
O pensador norueguês faz um grande apanhado do que já tinha sido produzido por outros autores que já se dedicaram ao tema como Gilles Lipovetsky e Georg Simmel. Além disso, ele traça paralelos entre a moda e outros conceitos os quais ela se relaciona intensamente como o corpo, a linguagem, o consumo e a arte. Destaque para o apêndice onde o Svendsen escreve sobre a crítica de moda.


4. Deluxe: Como o luxo perdeu o brilho - Dana Thomas
(Disponível na biblioteca)
Tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento (e a decadência) do mercado de luxo está aqui. Thomas mostra como grandes grifes sacrificaram a qualidade de seus produtos para se tornarem maiores e venderem mais. A autora viaja desde os artigos ultra exclusivos da época das corte monárquicas na Europa até a explosão globalizada do fast-fashion.


5. The End of Fashion: How Marketing Changed the Clothing Business Forever - Teri Agins 
Infelizmente, esse livro não tem traduzido, apenas em inglês, mas o livro de Teri Agins é uma boa pedida. A jornalista de moda do Wall Street Journal investiga a influência de grandes conglomerados como o grupo LVMH (que detém marcas gigantescas como Louis Vuitton e Dior), a transformação que a publicidade causou no mundo fashion e o papel das celebridades nesse mesmo circuito.

6. A Era Chanel -  Edmonde Charles-Roux 
Gabrielle Bonheur Chanel certamente não foi a criadora da profissão estilista. No entanto, seu trabalho comandando o número 31 da Rue Cambon em Paris é de longe um dos mais importantes de toda a história da moda. Não a toa seu legado vive até hoje nas mãos de Karl Lagerfeld. Conhecer sua história é premissa básica para qualquer um que queira se aventurar pelos croquis, tecidos e agulhas.



7. Fashion design: O Manual do Estilista - Sue Jenkyn Jones 
Pode acreditar, o nome já diz tudo. Sue Jenkin Jones detalha com precisão os passos da carreira de um designer de moda. Alfaiataria, marketing, costura, teoria das cores, engenharia têxtil, desenho: de tudo um pouco. O básico de cada área está no livro que é, por isso, perfeito para guiar um aspirante a estilista.

8. Fashion Now 2 - Terry Jones e Susie Rushton
O almanaque é o guia perfeito por tudo que há de mais descolado sendo feito na moda. Os editores da revista britânica "i-D" selecionaram e perfilaram 160 dos estilistas que eles consideram mais interessantes da atualidade. O grande index serve para aguçar a curiosidade sobre grandes criadores e também para descobrir o trabalho de profissionais independentes.



9. A moda e seu papel social - Diane Crane
(Disponível na biblioteca)
De acordo com Vivi, este livro - diferente da maioria - não foca tanto nas imagens para fazer uma ligação entre a moda e os acontecimentos. "É bom para quem está começando e precisa entender por que a moda é importante".

10. Modos de homem e modas de mulher - Gilberto Freyre
(Disponível na biblioteca)
"Apesar de ser pouco lido, ele é muito único porque é quase como se fosse um tratado sobre o Brasil a partir do século 19 e sobre o que se entende por estilo brasileiro", explica. Gilberto Freyre faz um esboço da cultura da época e de sua relação com o que as pessoas vestiam até meados dos anos 1970.



Fonte:
http://m.mdemulher.abril.com.br/cultura/elle/10-livros-essenciais-para-quem-quer-trabalhar-com-moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário