quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Moda Sustentável: tecidos inovadores

Você sabia que a indústria têxtil mundial, está entre as que mais poluem e criam desperdício no mundo? Pois é. É pensando nisso, que cada vez mais estão surgindo pesquisas na área de Moda junto com a sustentabilidade, com o intuito de amenizar toda essa poluição e desperdício que a indústria têxtil faz.
Atualmente, os mais comuns são os tecidos feitos de algodão orgânico, mas, já há outros tecidos feitos com materiais reciclados, refugos de alimentos, plantas e reciclagem de tecidos desgastados. Alguns materiais são até um tanto exóticos, como os feitos de algas, abacaxi, soja, banana, urtigas e pó de café.
Abaixo, seguem alguns tecidos diferentes e inovadores que prometem ser tendência em um futuro sustentável.

É uma fibra de linho, que parece e tem um toque muito semelhante ao algodão. O Crailar reduz drasticamente o uso de produtos químicos e de água.


Qmilk ou Qmilch
É uma fibra natural e renovável, 100% derivada de uma proteína do leite coalhado. O resultado, é um tecido semelhante a seda, mais barato, naturalmente antibacteriano e pode regular a temperatura, tornando-o ideal para esportes e activewear.


É um tecido reciclado pela Aquafil, que utiliza retalhos e resíduos de peças feitas em nylon, como as roupas de banho, bíquinis e etc, e usam também redes de pesca velhas ou descartadas. É um processo bem interessante, pois o Sistema de Regeneração Econyl, leva os materiais em nylon já descartados e os transforma nos tecidos Econyl Nylon 6, que pode ser transformados em novas peças de banho, peças esportivas e até tapetes. Algumas marcas já aderiram ao Econyl. O Powerflex Eco por exemplo, é feito exclusivamente para a Speedo e é composto de 78% Econyl e 22% Lycra Extra Life, tornando-os infinitamente recicláveis e esse método, reduz a produção de carbono em 55%.


Exatamente como no nome, é uma fibra feita com borras de café. Foi desenvolvida no Taiwan pela Singtex.O principal objetivo era usar o benefício de que o café tem de desodorizar e mascarar os odores naturais do corpo humano. 


É uma fibra vegetal criada a partir da cana de açucar e resíduos de PET a base de plantas. Cerca de 30% da resina de PET é derivado de plantas e a qualidade é idêntica aos PET derivados do petróleo. A Nissan é uma das primeiras empresas a usar o tecido para o estofamento do seu carro elétrico Nissan Leaf em 2014.


É uma tecnologia que recicla resíduos de vestuário de algodão para criar uma fibra renovável de qualidade. 



Fibra derivada de algas. O tecido usa o melhor das algas e ajuda a proteger a pele e o corpo. A SeaCell se denomina como a fibra da regeneração. E além disso, a produção é realizada em processo fechado, e nenhum produto químico tem de ser eliminado como resíduos.



É um tecido biodegradável feito da árvore do pinheiro branco, e “oferece o conforto de seda e o toque de cashmere que dá leveza a roupa.” A Lenpur afirma que é um fibra acima das outras fibras de celulose devido a sua suavidade, sua capacidade de absorção e capacidade de liberar a umidade, e sua capacidade de sustentar uma gama térmica mais elevada para mantê-lo fresco no verão e quente no inverno. O fio de Lenour é usado em roupas, jeans, roupas íntimas, meias e acessórios para casa.


As fibras de Soja, são utilizadas para fazer diversos tecidos. Se caracteriza pela sua aparência nobre, possui o brilho da seda e tem ótimo caimento. A fibra de soja é macia, delicada e mais resistente que a seda e o algodão, e como é completamente natural, também é biodegradável.






Referências:









Nenhum comentário:

Postar um comentário