quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fina Estampa tem figurino inspirado no Rio


    
Nesta segunda-feira, 22, estreou em horário nobre a nova novela da Rede Globo, Fina Estampa. Focada em Griselda (Lília Cabral), cujo marido está dado como morto e que descobriu a profissão de faz-tudo como forma de ganhar a vida, a novela parte da premissa que uma história pode ter várias versões. 
Desenvolvida por Beth Filipecki e Renaldo Machado, a caracterização dos personagens foi elaborada depois de meses de pesquisa sobre moda e comportamento juntamente com uma equipe de 22 profissionais. Foram criadas cerca de 500 novas modelagens e estampas diferenciadas pela própria equipe de figurino a partir de referências de cores e estilos do verão 2011/12.

Com a ideia de que Fina Estampa é uma novela solar, a equipe quis transmitir, através das roupas, a sensação de luz, do nascer do sol, da praia e do olhar que o estrangeiro tem do Rio de Janeiro. Um Rio do futuro, dos esportes, da Copa do Mundo, das Olimpíadas, e que poderá ser visto, logo nos primeiros capítulos da atração, com o desfile da grife “Fio Carioca”.


Equipe de figurino também cria coleção 
 Já com a sinopse da novela nas mãos, Beth e Renaldo saíram à procura de profissionais capazes de produzir peças como em uma verdadeira confecção. Todos seus assistentes têm experiência em modelagens, ilustrações e, principalmente, em moda praia.

A equipe trabalha com bordados, envelhecimento, pintura, customização e está desenvolvendo acessórios exclusivos com corda. Para a produção das peças de praia, contaram com a ajuda de Lenny Niemeyer, estilista famosa por seus modelos sofisticados de maiô. A consulta rendeu ideias de modelagem que estão sendo produzidas no ateliê da equipe, na Central Globo de Produção. Também no ateliê, são fabricadas as peças do desfile da grife de Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach).


 Mas foi com tecnologia que a equipe de figurino elaborou algo completamente inédito em telenovelas brasileiras. A partir de criações próprias, serão lançadas estampas em 3D que lembram o movimento da água e das ondas. Óculos tridimensionais completam a peça, mas a olho nu também é possível sentir o balanço do mar no tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário