terça-feira, 6 de junho de 2017

Concurso Moda Inclusiva


Inscrições abertas para o 9 Concurso de Moda Inclusiva!


Podem participar estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde. O concurso é uma iniciativa da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de produzir looks para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de junho pelo site.

Os 20 melhores trabalhos serão apoiados com tecido para confecção das roupas e participarão do desfile final, dos quais os 3 melhores colocados serão premiados.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Cores Verão 2017/18

A influência das cores vem sendo uma pauta cada vez mais evidenciada no mercado, e a importância da definição de uma cartela assertiva pode ser o diferencial na elaboração de uma coleção. O UseFashion Blog separou um top 5 com as principais apostas para o verão 2017/18. Confere só!
Silver
Com destaque entre os metalizados, o prata deixa de remeter apenas a um visual sofisticado na temporada. O tom surge em materiais acetinados, paêtes, couros e diversas outras superfícies, propondo um toque de irreverência na moda feminina. 

Pale Rose
Ressaltando feminilidade, o rosa é trabalhado em uma versão clara e delicada. O tom pode ser associado a um visual vintage, por causa da aparência desbotada, servindo de referência tanto para produtos quanto para composições de campanhas e catálogos.

Deep purple
O tom de roxo profundo vem sendo confirmado no mercado, principalmente dentro das propostas de vestuário feminino, seja em materiais lisos ou combinado em estampas. 

Militar green
O tom utilitário e militar do verde é outra aposta que merece destaque no verão 2017/18. A cor é referência em um visual casual, principalmente combinada superfícies opacas, deixando o toque de brilho acetinado para propostas mais rebuscadas. Atente ainda para o uso do verde acompanhado de texturas. 

Bege/Sand
Por fim, a neutralidade e sobriedade dos earth tones completa os apontamentos. Remetendo a sofisticação e simplicidade, o tom de areia é o grande destaque, aparecendo em superfícies lisas e com poucas ornamentações. 

Você pode conferir a cartela completa do verão 2017/18 no Preview de Cores! Lá, além de ter acesso a todas as tonalidades e seus respectivos Pantones, é possível acompanhar cada um dos cenários (Alento, Utopias, Instinto e Cruzamentos), e entender a história por trás de cada direcionamento!

quarta-feira, 12 de abril de 2017

9º Concurso Moda Inclusiva


O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de produzir looks para pessoas com deficiência.

Podem participar estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais das áreas de moda e saúde de todo o mundo.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas aqui.
As inscrições vão até o dia 15 de junho.

Os 20 melhores trabalhos serão apoiados com tecido para a confecção das roupas e participarão do desfile final. Os 3 melhores colocados serão premiados.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Universo street na moda jovem

As marcas estão investindo cada vez mais num universo street, moderno, atual, com estampas e seguindo vários estilos, até porque o mundo jovem é cheio de pluralidade, diversidade e onde tudo circula muito rápido, inclusive a moda.
Confira as coleções de algumas marcas:

Farm

A marca carioca lança sua primeira coleção voltada ao público masculino, chamada de "Soul de Sal". As peças têm como foco a estamparia, marca registrada da Farm. Só que ao contrário das linhas femininas, que têm prints coloridos e solares, a proposta é uma cartela de cores fechada, com desenhos étnicos e tropicais, tendo como destaque geometrias navajo, camuflados e tucanos. As modelagens são esportivas e confortáveis, chamando atenção para recortes, mix de materiais e acabamentos utilitários, como capuz e bolsos canguru.


Coca-cola Jeans

Fotografada em Tóquio, a campanha da coleção de inverno 2017 da Coca-Cola Jeans traz um mood urbano, inspirado nas experiências da rua e conta com referências da música, grafitti e do cotidiano dos japoneses. A coleção é co-assinada por Sasha Meneghel, que também atua como modelo da marca, e conta com peças como suéteres amplos de malha circular e retilínea, T-shirts alongadas e mochilas. O jeanswear, carro chefe da Coca-Cola, vem numa pegada destroyed, com useds intensos e rasgos agressivos, além da presença de estampas em lettering em jaquetas, calças e parkas.


Lazy Oaf

A marca inglesa lançou uma coleção cápsula com os personagens do desenho animado Do not Hug Me I'm Scared, da dupla de cineastas Becky Sloan e Joe Pelling. Suéteres e T-shirts reproduzem o estilo mal-humorado e irreverente do programa, em modelagens confortáveis e uma cartela que combina tons neutros e cores primárias.


LAB

A marca do rapper Emicida e seu irmão Fiótti mais uma vez trouxe representatividade para a passarela do SPFW, contanto com casting majoritariamente negro e com modelos plus size. A coleção, assinada por João Pimenta, homenageou o samba, mas as peças seguem com forte referência do universo street e hip hop. Calças jogging, jaquetas bomber, macacão e suéteres com capuz fizeram parte das propostas, que contaram também com prints geométricos e sobreposições. 




Baseado no UseFashion Blog

segunda-feira, 27 de março de 2017

Coleção Zodíaco - Rust Miner

A Rust Miner é uma marca de acessórios que trabalha com reciclagem e upcycling, mesclando moda e sustentabilidade. Vale a pena conhecer esse trabalho lindo que vem crescendo cada vez mais.
Eles estão lançando a sua primeira coleção de semijoias, a "Zodíaco", em parceria com o Atelier de Ideias, conhecido pelo seu trabalho com mobiliário em madeira.


Inspirada nos signos do zodíaco, a coleção traz peças que misturam pedaços de madeira de demolição com cristais Swarovski e metais folheados à Ródio Bianco. Em cada peça, como brincos, colares e pulseiras, as constelações foram representadas através de cristais cravejados na superfície, e a personalidade de cada signo foi traduzida através da campanha clicada pela fotógrafa Renata Cechinel.


Aqui, você pode conferir todas as imagens da coleção "Zodíaco", que já está disponível para encomendas no site da marca.
Vale lembrar também que a Rust Miner foi escolhida pela Ratier para confeccionar alguns dos acessórios do desfile da mesma no último dia de SPFW, como vimos aqui. Câmaras de bicicleta, cordas de rapel e peças de ferro velho deram vida a colares ousados e robustos, que complementaram a coleção de inverno 2017 da marca.


Baseado no UseFashion Blog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Transparências são a nova aposta

Ao mesmo tempo que as passarelas do SPFW trazem as maiores novidades de diversas marcas para o inverno 2017, as fashionistas que circulam pelo evento ditam tendências. No primeiro dia, a aposta de quem passou por lá foram as transparências, ora em looks sofisticados, ora esportivos.
A transparência já vem aparecendo aos poucos em algumas peças, como saias, vestidos, blusas, e promete ficar em alta!
Em um viés de elegante, as transparências puderam ser vistas em saias mídi de tule, assim como em blusas e vestidos, em que bordados e rendas foram aplicados a esses materiais.

Já nos looks esportivos, telados e tules compõem vestidos de modelagens retas e amplas, tanto em comprimentos curtos como mais alongados.

A transparência da um diferencial ao visual, da uma quebrada nas cores do look, mas é claro tudo com elegância e estilo!


Baseado no UseFashion Blog

quarta-feira, 8 de março de 2017

Upcycling

Upcycling é o processo onde literalmente se dá uma ‘subida’ na reciclagem do resíduo ou descarte, ou um ‘up no visual’, mas esta reconfiguração, redesign, não é superficial, pois ao procurar evitar o desperdício de materiais ainda úteis, os transforma, sem passar por processos químicos poluidores ou consumidores de água e energia, é uma reciclagem que ressignifica criativamente o objeto descartado, seguindo os passos da natureza onde ‘nada se perde tudo se transforma’, num ciclo de vida do produto onde não há morte ou fim, mas sempre novos começos.
Mais do reciclar, é pensar no reuso e reaproveitamento e porque não dar um novo destino a um produto, e pode ser algo completamente diferente...

Você já imaginou um sapato feito de um vestido usado, uma saia feminina feita de uma camisa masculina descartada pela indústria ou um colar feito com refugos de madeiras nobres? Pois hoje, muitos designers buscam em seus projetos pensar em alternativas criativas e sustentáveis para reaproveitamento do que é descartado pela sociedade de consumo e produção. É o caso de três estúdios de design envolvidos com moda e processos sustentáveis: Insecta Shoes, Comas e Crua. Estes são alguns exemplos, mas existem outros estúdios e empreendedores por aí que trabalham com upcycling.

O Design Culture trouxe um pouquinho sobre os 3 estúdios pra que possamos conhecer essa outra forma de trabalho e nos inspirar.


“Transformamos em sapatos peças de roupas usadas, além de garrafas de plástico recicladas. Os mais diversos tecidos e estampas daqueles modelitos abandonados viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal.”


Com um posicionamento de marca bem cuidado a Insecta Shoes produz em Porto Alegre sapatos e acessórios unissex ecológicos e veganos. Toda a matéria-prima utilizada nos sapatos é reciclada no processo de upcycling: borracha triturada do excedente da indústria calçadista, plástico reciclado, reutilização de roupas de brechó, tecido feito com garrafas PET recicladas, algodão reciclado, jeans reciclado. As coleções são pensadas e criadas mensalmente de acordo com o que encontram nas suas garimpagens de tecidos e materiais, não seguindo tendências de moda.


Os editoriais da marca são sempre em forma de manifesto onde aparecem as idéias que guiam os criativos da marca e orientam seus consumidores, como veganismo, consumo consciente, redução de lixo, cuidado com o meio ambiente. A marca trabalha com o ciclo completo de vida de seus produtos, pois propõe aos seus usuários que devolvam seus sapatos à Insecta quando deixarem de utilizá-los, para que novamente possam ser reciclados.


“Camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade. Essas características acabam se imprimindo nas peças que fazemos, e na política da marca, que vai na contramão da lógica do descartável, das tendências que passam rápido”


A marca Comas idealizada pela designer uruguaia Agustina Comas segue uma ‘máxima’ nas suas criações, a de minimizar o impacto da indústria têxtil sobre o meio ambiente, por isso vem utilizando o upcycling nas suas produções, como afirma a designer “Todos os dias as fábricas descartam produtos que não passam pelos controles de qualidade e muitas peças são deixadas de lado. Pra nós, essa sobra é matéria-prima”. O trabalho começa com uma cuidadosa seleção de camisas masculinas descartadas pelas fábricas, devido algum defeito na fabricação, são identificados os melhores tecidos e a melhor confecção, o desafio segundo Agustina “é selecionar aquelas que têm maior potencial de transformação.”



“Através de um olhar atento e sensível busca-se a harmonia de materiais reutilizados ou inusitados com novos elementos, para a construção de produtos de moda e design.”


O estúdio Crua da designer Germana Lopes tem como conceito a ressignificação de materiais, no caso, a reutilização de restos de madeira de marcenarias ou descartadas na rua para o desenvolvimento de acessórios.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Anos 90

É possível perceber atualmente uma forte retomada a década de 1990. Foi um período muito marcante na moda, vários elementos estão retornando e sendo atualizados e várias marcas estão trazendo referências aos anos 90.
A década que trouxe tantas tendências importantes, principalmente para a moda, aparece agora como inspiração para coleções cápsulas de dois grandes nomes da indústria: Gap e Guess.
A Gap lançou a campanha Generation Gap, que traz os principais destaques da marca durante o período. Entre eles, peças-chave como o mom jeans, suéteres e T-shirts brancas ganham destaque. Fortalecendo o conceito retrô, porém de forma atualizada, as imagens trazem como modelos os filhos de diversas personalidades da música e do cinema dos anos 1990, entre eles, Chelsea Tyler, filha do cantor Steven Tyler, e Rumer Willis, filha da atriz Demi Moore, além da presença da top model Naomi Campbell. 

Já a Guess, traz não só os anos 1990, como também a década de 1980 como referência para uma coleção que celebra os 35 anos da empresa. O destaque fica para o denim, que aparece em peças variadas evidenciando superfícies com desgastes, aplicações e uma série de outros beneficiamentos em calças e jaquetas. Dando vida a campanha, a it girl Hailey Baldwin foi escolhida como protagonista, junto do modelo Stefano Sala. 

É interessante ver como muitas características da moda voltam, e é importante prestar atenção, a moda hoje é muita rápida e cheia de novidades!

Baseado no UseFashion Blog

quinta-feira, 2 de março de 2017

Como analisar um desfile de moda?


Atualmente, vivendo em um mundo globalizado, as fontes de inspiração e tendências para o desenvolvimento de produtos de moda se tornaram numerosas. A internet é uma ferramenta preciosa na mão dos criadores, porém, é necessário entender como utilizar as informações que são encontradas. Os desfiles, por exemplo, são um importante vetor de tendências de moda. 
É extremamente importante saber o que fazer com aquilo que se observa nessas grandes apresentações. Foi pensando nisso que a UseFashion desenvolveu o conteúdo Como analisar um desfile de moda?, um guia com tudo que você precisa saber para desenvolver uma análise eficiente das coleções e não deixar nenhum detalhe passar em branco. O material está disponível gratuitamente, basta acessar esse link ou clicar e preencher seus dados.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Zara investe em sustentabilidade na nova coleção

Essa semana já vimos a gigante H&M lançar uma campanha buscando conscientizar e apresentar suas iniciativas sustentáveis para o público. Agora é a vez da Zara mostrar seu posicionamento sobre o assunto!
Sabemos que a sustentabilidade é um assunto em alta e muito importante, por isso cada vez mais vemos marcas investindo nisso.
Através da coleção Join Life, que já está a venda, a marca traz peças como tops cropped, pantacourts, macacões, calças e blusas com renovações em fibras, matérias-primas e processos que visam reduzir o impacto no meio ambiente. Confere só:

Mantendo sua estética casual e minimalista, a Zara traz o upcycling como um dos destaques da coleção. O processo que transforma resíduos e peças descartáveis em novas, além de ajudar a reduzir o descarte, usa menos água e energia para o desenvolvimento dos produtos. A criação de novas matérias-primas, como a refibra™ lyocell, promovida a partir de algodão reciclado e madeira de florestas sustentáveis, também chamou atenção, marcando uma parceria da marca com a Lenzing, empresa referência em desenvolvimento de fibras.
Além disso, reciclagens tradicionais, em que as sobras de tecido são trituradas e misturadas com fibras puras para criar novos tecidos, mostram o empenho da empresa em passar uma mensagem de consciência ecológica para seu público. 


Baseado no UseFashion Blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Semana de moda americana traz tema político

A situação atual da política norte americana segue sendo um tema polêmico, controverso e que vem repercutindo em mudanças em todo o mundo. A eleição do empresário Donald Trump a presidência do país desagradou uma parcela substancial da população, além de diversas celebridades, como estamos vendo em premiações como o Globo de Ouro. Em decorrência disso, as manifestações também estão dando o que falar na NYFW. 
Logo no início do evento, a Creatures of Confort apresentou uma coleção pautada pela busca pela igualdade. Peças como calças, saias e suéteres chamaram a atenção pelas modelagens amplas ou alongadas, porém o grande destaque veio através da estamparia, pontuada por frases como "We are all human beings". Com isso, a marca procura salientar que todas as pessoas são iguais, independente de sua origem, raça ou crença.

Com o decorrer do evento, outras marcas vêm demonstrando um posicionamento semelhante através de suas apresentações. A Gipsy Sport encontrou no ativismo a pauta de sua coleção, trazendo uma estética que combina o militar e o urbano para representar sua visão frente a conturbada situação dos EUA. Já a Tome, procurou reforçar o feminismo e a luta das mulheres, como feito também por Prabal Gurung através de seu casting, representado por mulheres de diferentes etnias, idades e tamanhos.



Destaque ainda para a Public School, que buscou explorar a liberdade e a esperança em um mundo desconhecido, através de peças esportivas e com um toque de desconstrução. Em acessórios e peças como suéteres, destaque para a frase "Make America Great New York", uma referência ao slogan do presidente (Make America Great Again).

É possível perceber que a moda é cheia de atualidades e mostra diversas situações, fatores, estilos, etc. A moda é representação das pessoas, da sociedade, da cultura, etc. A moda é muito mais complexa do que uma roupa.

Baseado no UseFashion Blog.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Moda para pets

A 84ª edição da feira Pitti Bimbo trouxe um foco especial nos pets, em destaque os cachorros, reforçando o discurso de que os animais também são parte da família, merecendo um espaço especial dedicado a eles.
Em um ambiente selecionado no pavilhão, diversas marcas como 2.8 Duepuntootto, United Pets e Pirouette Cacahouète apresentaram propostas de itens e vestuário para os animais, assim como objetos de decoração e utensílios domésticos que tragam os mesmo como inspiração.
Para quem gosta e apoia vale a pena dar uma conferida, e outro detalhe, os pets estão em alta e vários produtos estão sendo criados para eles!
1- Puckator 2- Foof Dog&People (Design by Studio Irvine) 3- Bobux 4- 2.8 Duepuntootto

Além disso, vale lembrar que na edição mais recente do Salão da Lingerie, a Lupo também entrou nesse universo através de uma linha de meias específica para os animaizinhos, intitulada Lulupo!

Então fique ligado nas novidades do mundo fashion, que está cada vez mais abrangente!

Baseado no UseFashion Blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Crowdfunding da Osklen para ajudar aldeia Krenak

Em novembro de 2015 aconteceu uma grande tragédia na cidade de Mariana (MG), houve um rompimento das barragens da cidade, várias pessoas foram afetadas, mas o desastre também teve impacto ambiental difícil de avaliar, e infelizmente as águas do Rio Doce seguem poluídas até hoje. 


Mas felizmente tem gente disposta a ajudar! Recentemente, o Instituto Welight, a Osklen e o Instituto-E, em uma parceria inédita, lançaram a campanha de crowdfunding "UATU ERERRÉ", com objetivo de recuperar os recursos naturais da Terra Indígena Krenak e da cultura desse povo, severamente afetado pelo acontecido.

A ideia surgiu durante uma viagem do Instituto Welight à aldeia Krenak, pois segundo o presidente, Ian Lazoski, eles perceberam naquele momento que algo precisava ser feito imediatamente. "O rio é nosso, a floresta é nossa e precisamos agir para mudar essa realidade", completa. 

A campanha tem como objetivo construir um poço para restabelecer o abastecimento de água de forma imediata para as famílias do povo Krenak, devolvendo a elas a possibilidade de nadar e pescar, elementos sagrados de sua cultura, e também reflorestar as nascentes da área em que vivem. 
E olha que bacana, nós todos podemos ajudar! O link para doar é esse
Além de doar, você ainda pode receber uma camiseta de algodão orgânico com o mapa hidrográfico do Brasil, desenvolvida pelo Osklen. 





Baseado no UseFashion Blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Palestra online Criatividade X Tendências

A UseFashion está disponibilizando uma palestra online bem interessante, confira:
Atualmente, desenvolver uma boa coleção, realizar a compra certa e ter um bom retorno comercial são resultados que dependem da nossa capacidade de dar respostar ao mercado em forma de produtos, estratégias e posicionamentos. Para isso, é cada vez mais necessário ampliar o foco e aprofundar as pesquisas de tendência de moda e de comportamento.
É claro que não existe uma solução pronta para isso. Para poder entender o consumidor de hoje, precisamos inicialmente analisar os motivos pelos quais consumimos. Pensando em te ajudar a pensar o ciclo da moda, o comportamento de consumo e relacionar a criatividade com as pesquisas, a UseFashion preparou uma palestra ministrada por nossa Diretora de Pesquisa, Patrícia Souza.
A palestra Criatividade X Tendências: Entendendo o consumidor explica tudo o que foi citado acima, indo desde como entender o consumo atual, até como transformar esse conhecimento em produtos, serviços, estratégias ou posicionamentos. 
Todo esse material pode ser assistido online e gratuitamente, basta clicar aqui!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

5 Tendências comportamentais para 2017

A cada ano, duas megatendências são estudadas e publicadas pela UseFashion, e cada uma delas traz visões para atitudes, produtos, estilos e comportamentos que poderão se desdobrar nos 24 meses seguintes. Em 2016, a Consciência e o Paradigma do Acesso foram os temas trabalhados, resultando em diversos conteúdos que aprofundam cada um desses cenários.
Para o fim do ano e começo de 2017 a UseFashion revisitou cada um dos cenários abordados em 2016, e apresenta algumas novas manifestações de cada um deles, como apostas de tendência para 2017.

Assim, chegamos ao Refresh, uma lista de 5 novas tendências. Através de cases e moodboards, temas como a Desprofissionalização e a Espiritualidade Self Service e outros são apresentados, surgindo como atualizações de conteúdos já vistos em 2016, e que prometem ganhar os holofotes em 2017.
Veja abaixo o material elaborado pela UseFashion, é muito interessante, e é pra já ficar ligado no quem por aí esse ano.