Para quem acha que demoraria muito para chegar o dia em que teria uma máquina “faz roupa” dentro de casa, be ready, está mais perto do que você imagina!
Utilizando uma mistura de materiais sólidos a base têxteis, a impressora 3D faz maravilhas, na moda, arquitetura, gastronomia e até na medicina. Através de um complexo software, as máquinas são preparadas para fazer aquilo que você desenha no programa. Apesar do alto custo, ela já está sendo utilizada e daqui a um tempo (alguns anos) estará na sua casa.
A primeira peça foi lançada em 2011, após isso, diversos profissionais decidiram ter essa experiência. Entre eles, a estilista Iris Van Herpen, que faz parte do Parisian Chambre Syndicale de la Haute Couture - sindicato da (verdadeira) alta-costura em Paris. Ela lançou em Janeiro deste ano uma coleção de peças inteiramente em 3D.
O material usado para a fabricação dessas roupas permite uma flexibilidade absurda quanto aos designs das peças, além de uma certa exclusividade. Seria uma onda de individualização da moda? Podemos arriscar dizer então que a tecnologia tem proporcionado a originalidade que todos buscam atualmente?
Sim, não só a originalidade como também a busca incessante pelo fim da perda de tempo, dinheiro e material. É o tal rush dos “tempos de hoje”. Utilizamos a tecnologia para sermos cada vez mais autênticos e ganharmos mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário