quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Casa de Criadores - Projeto LAB


Se inscreva para concorrer a uma vaga no lineup da Casa de Criadores. Isso mesmo! Sua coleção pode cruzar a mesma passarela que nomes como Walério Araújo, Fernando Cozendey e Karin Feller.

A Casa de Criadores está abrindo vagas para o Projeto Lab. As inscrições agora são totalmente online pela plataforma BeYou e os selecionados tem sua coleção desfilada na 41ª edição do evento (abril de 2017).

Inscrições até 11/12/2016

Pra saber como participar e ficar por dentro clique aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Aviso aos alunos: retirada dos trabalhos



Aos alunos de Moda e Design da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul solicitamos a retirada de seus trabalhos do LAMP, obrigada!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Palestra sobre "Projeto A Semente"


Dia 18/10 às 19h, no auditório da Universidade Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, todos os alunos estão convidados a assistir uma palestra com Denise Schiochet de Souza, sobre o "Projeto A Semente" e ouvir um pouco sobre a experiência dela com o câncer.

O Projeto busca levar mensagens de ânimo e amor à mulheres que enfrentam o câncer de mama.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Curso Como criar uma marca criativa


Ter uma boa ideia nas mãos mas não saber como colocá-la em prática... Esse é uma situação recorrente para quem trabalha com criação. Então a Use Fashion desenvolveu um novo curso: Como Criar uma Marca Criativa
O curso é direcionado para empreendedores, profissionais de marketing, donos de empresa, autônomos e estudantes, e não é focado somente em moda. Será ensinado como colocar as ideias no papel e depois aplicá-las na prática, transformando seus projetos em um negócio diferenciado e bem estruturado. 
Totalmente online e dividido em 4 módulos, o curso irá abordar desde assuntos como definição e interpretação de público-alvo, até a apresentação da marca para os consumidores, com o desenvolvimento da identidade e planejamentos de preços e custos. Em destaque, ainda será realizada a simulação da construção de uma marca, incentivando o aluno a criar uma empresa com personalidade, conceito e que seja capaz de entender como criar valor para o cliente.
Clique aqui para acessar o site, se inscrever e conhecer um pouco mais sobre o curso!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Maratona MUDE

Acontece no próximo final de semana a terceira edição da Maratona MUDE, nos dias 14 e 15. Esse ano o evento traz a polifonia na moda como tema, e vai contar com a batalha criativa entre quatro equipes. Além da competição, que terá Dudu Bertholini como mentor, a maratona vai trazer para Porto Alegre (RS) uma programação bastante intensa de conteúdo de moda, design e inspiração. 
Ao todo, acontecerão 13 palestras imperdíveis sobre moda, design, criatividade e empreendedorismo. Entre elas, grandes nomes, como Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, a estilista Juliana Jabour, e Daniela Falcão, diretora de redação da Vogue, estarão lá para dividir com o público seus conhecimentos e experiências no mundo fashion.
Nessa edição, algumas "atrações experienciais" vão ser oferecidas, ou seja, um ambiente de experiências será proporcionado aos participantes a fim de estimular a criatividade. Vai acontecer também uma ação de live painting, em que dois artistas criarão um mural artístico referenciado pelo que foi visto nas palestras.
Ainda entre as novidades, a Exposição Polifonia irá mostrar o olhar de 12 fotógrafos sobre o tema dessa edição. Durante o evento, também acontecerá a quarta edição do Art Battle na capital gaúcha. Nessa batalha, quatro artistas são desafiados a mostrar sua melhor performance em frente ao público, tendo 25 minutos para pintar uma tela em branco.
Para completar a maratona de conteúdo, algumas oficinas serão ministradas nesses dois dias de evento. 
No site da Maratona MUDE, você pode conferir a programação completa, além de garantir sua participação no evento. E o melhor de tudo: ao finalizar a compra de ingressos, quem usar o código MUDEPARCEIROS ganha 50% de desconto!

Baseado no UseFashion Blog.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

5 DICAS DE SUCESSO: desenvolvimento de uma coleção



A Use Fashion montou um material ótimo com algumas dicas para o desenvolvimento de uma coleção, acompanhe:

Se, no passado, a moda foi marcada por uma espécie de ditadura, sendo imposta por grandes estilistas e pela alta sociedade, hoje, podemos dizer que suas principais características são a liberdade, a pluralidade, a velocidade de propagação e a mudança, que são geradas especialmente pela evolução e pelas variações no comportamento das pessoas.
A grande questão que vem preocupando a indústria e o varejo é o quanto o comportamento do consumidor está mudando o mercado. Desenvolver uma boa coleção, realizar a compra certa, ter um bom retorno comercial... tudo isso depende da nossa capacidade de dar respostas ao mercado em formato de produtos, estratégias e posicionamentos. Isso é muito importante no momento atual da moda, em que o consumo, não só de moda, mas o consumo em geral, está cada vez mais orientado por valores - ou seja, consumimos não apenas aquilo que a indústria diz que é novo, mas aquilo que é significativo e tem real valor para nós. Assim, esse novo consumidor não se baseia apenas naquilo que está "fora da moda" ou "dentro da moda", pois pode preferir algo que represente o seu “estilo pessoal” ou “estilo de vida”.

A diferença, nesse momento, é que além de criar produtos de desejo, esses produtos precisam precisam ser de fato relevantes na vida dos consumidores.
Para se obter esse resultado, é fundamental desenvolver, primeiramente, uma pesquisa fundamentada e um bom planejamento. E está nas mãos do designer criar um repertório
de referências para facilitar o seu processo criativo e garantir uma maior assertividade de vendas, tendo em mente um mix de moda certeiro, com peças coordenadas entre si, que passem uma unidade de coleção e que estejam adequadas aos perfis do consumidor e alinhadas com o posicionamento da marca.
Seguem 5 dicas importantes para você ter em mente para desenvolver uma coleção de sucesso.

1 - Posicionamento da Marca + Perfil do Consumidor

Ter um posicionamento bem definido no mercado, conhecer o perfil do seu consumidor e acompanhar as mudanças no comportamento desse consumidor passaram a ser os fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio de moda. Esses fatores devem ser observados justamente para que você tenha a capacidade de identificar a tendência certa e o tempo certo para aplicar no seu negócio, de modo a despertar o desejo de seu público alvo e que ele realmente perceba valor na sua marca.
A pesquisa de tendências de comportamento de consumo e o constante monitoramento do consumidor tendem a reduzir os riscos entre o que se produz e o que é de fato consumido e gera interesse para o novo perfil de consumidor.

2 - Crie o seu Repertório

A criatividade no design se faz mais necessária do que nunca. Quanto mais você garimpar, mais boas ideias terá. Procure conhecer mais sobre história, artes e a maior quantidade de assuntos possível. Visite museus, galerias, faça mais passeios diferentes, e gaste algumas horas na internet pesquisando algo relevante, cultural, não convencional. Essa pesquisa valerá muito a pena! Também é interessante conhecer o trabalho de outros designers - não para copiar suas ideias, mas para se atualizar sobre o que está sendo feito no mercado.

3 - Pesquisa de Moda

A pesquisa em moda é um trabalho que exige disciplina e técnica, para que o profissional de criação possa captar e intepretrar o que está nas ruas, vitrines, feiras e nos desfiles, bem como possa compreender o que está no imaginário dos consumidores. Ela requer sensibilidade do criador para traduzir mudanças, sentimentos e comportamentos desse consumidor.
Além disso, à medida que as tendências se multiplicam, a pesquisa de tendências de moda vai ganhando mais profundidade na busca de sinais que anunciem com maior veracidade as antecipações. Assim, torna-se ainda mais importante manter-se atualizado e acompanhar de perto todo o ciclo da moda, de modo a aprofundar cada vez mais as suas fontes, identificando os novos sinalizadores que inspirem o seu processo criativo.

4 - Encontre um Tema

O tema ajuda a manter o foco da pesquisa e deixa o trabalho coeso. Um tema bem elaborado permite que a coleção disponha de um universo de escolhas harmônicas nas quais se embasar, e também ajuda a desenhar uma história criativa para contar não apenas por meio das roupas, mas também de todo o contexto da coleção - da elaboração à comunicação no varejo.
A pesquisa de um tema alinhado com as tendências pede a separação de palavras-chave e imagens que se relacionem com as tendências. A partir disso, é necessário que se monte um moodboard inspiracional, que nada mais é do que um quadro com o “clima” que se pretende passar na coleção, com os elementos, as cores e a inspiração geral relacionados à marca e ao público.

5 - Defina o Conceito e Monte um Briefing

Outro ponto importante é definir o conceito - o clima geral da sua coleção, algo que vai além do tema. É como se o conceito fosse a união de tema + público + DNA da marca. Após a definição do conceito, transforme a inspiração em algo mais real. Adicione ao processo de criação um bom painel de briefing com tudo aquilo que fizer sentido para a mensagem principal da coleção e com todas as informações relevantes que nortearão a sua criação, como cores, materiais, estampas, aviamentos e silhueta.
Por fim faça um bom planejamento de sua coleção, definindo, dentre outros elementos, o mix de moda e o mix de produtos. Não se esqueça de que é fundamental visualizar a coleção de maneira planificada antes de iniciar a criação.

Essas são apenas algumas dicas importantes para você desenvolver uma boa coleção, e, como você deve ter percebido, todas essas atividades são reguladas pelo público alvo, o qual deve ser, portanto, o norteador de uma marca. Assim, quando se fala em tendência, o designer deve saber identificar se essa tendência é relevante para o seu público; quando se fala em comportamento do consumidor, é essencial que o designer identifique os desejos e as necessidades do seu público; e, quando se fala em marketing, é essencial que todas as atividades sejam planejadas de acordo com o que pode vir a sensibilizar ou motivar esse público. Essas percepções se fazem cada vez mais presentes no mercado da moda, sempre renovado e competitivo.


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Tecnologia aliada a moda

A Hussein Chalayan fez uma parceria com a Intel, e foi cheio de tecnologia e inovação o desfile para a coleção de verão 2017/18 na Semana de Moda de Paris.
Investindo em wearables, óculos ganharam a função de sensores de estresse, com a capacidade de coletar dados biométricos do usuário como ondas cerebrais, batimentos cardíacos e frequência respiratória. Esses dados são transmitidos via bluetooth para dispositivos como celulares, e no caso do desfile, para cintos. Para melhor visualização na passarela, o cinto usado pelos modelos projetava através de imagem os dados coletados pelos óculos, mostrando em tempo real as mudanças emocionais do usuário. 
Dentro de um conceito geral, a proposta dos acessórios é unir moda e tecnologia para promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Pois, com esse auxílio, um aviso claro seria emitido quando uma situação de muita tensão estivesse ocorrendo, alertando o usuário que algo está errado.
Na coleção, materiais encorpados deram o tom para peças casuais como camisas, vestidos e calças. Em algumas opções a alfaiataria apareceu reforçada por um viés utilitário, chamando a atenção para bolsos e amarrações. Uma cartela de cores neutra permeou todo o desfile, que ainda contou, nos momentos finais, com peças em volumes excessivos, principalmente na parte superior.
Uniões inesperadas, mas que com a evolução em diversas áreas do nosso mundo e uma tecnologia tão avançada, serão cada vez mais presentes.

Baseado no UseFashion Blog.