Imagens, imagens e mais imagens, coisa que todo pro profissional de Moda precisa pra se inspirar e as vezes, começa o dilema de: onde encontrar essas imagens de inspiração? Ok, vamos ser bonzinhos e dar dicas para vocês não se baterem mais quando o assunto for imagens e fotografias. E no quesito fotografia principalmente, sabemos o como é difícil encontrar imagens de qualidade, ainda mais quando se precisa para colocar naquele trabalho da faculdade. Preparados?
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Filmes para os apaixonados por Moda (disponíveis no Netflix)
As férias estão acabando e semana que vem já retornamos a rotina de trabalhar e estudar (e fazer trabalhos, trabalhos e trabalhos), e nada melhor que aproveitar esses últimos dias assistindo a um bom filme, e se for de Moda, até ajuda a retornar para a faculdade ainda mais inspirados. Pensando nisso e em toda a magia do cinema, que é capaz de capturar todos os ângulos de um bom vestido e daquele caimento perfeito, separamos uma listinha dos filmes e documentários que estão disponíveis no Netflix, para você se inspirar e retomar os estudos com o pé direito. Confere lá:
Coco Antes de Chanel
Começando com "O" clássico dos clássicos que conta a história de uma das maiores estilistas de todos os tempos, Coco Chanel. Acredito que a grande maioria já conheça, mas se ainda não, vale super a pena conferir. E quem faz a Coco é a Audrey Tautou, então, não preciso falar mais nada, o filme é perfeito.
A Duquesa
Filme sobre a vida de Giorgiana Cavendish e se passa no século XVIII. Em 2008, ganhou o Oscar de melhor figurino.
A incrível história de Adaline
O filme é uma verdadeira aula de história da Moda. Adaline viveu mais de um século e o seu figurino acompanha a passagem do tempo.
Bonequinha de Luxo
Um dos filmes mais importantes para a história da Moda, estrelado pela super diva Audrey Hepburn em 1961. O figurino é assinado por Givenchy e até hoje é símbolo de elegância e classe.
Chicago
O filme explora o tema do status de celebridade instantânea na cidade de Chicago na década de 1920. Em 2002, ganhou o Oscar de melhor figurino.
Moulin Rouge
Um romance musical, se passa em 1899 e gira em torno de um jovem poeta, que passa a ter sua vida centrada em Moulin Rouge, um famoso salão de dança, clube noturno e um bordel francês. Vencedor do Oscar de melhor figurino em 2001.
O Artista
Um filme mudo produzido em 2011, que conta a história de um ator em declínio e uma atriz em ascensão enquanto o cinema mudo sai de moda. Em 2011 ganhou o Oscar de melhor figurino.
Advanced Style
Entrando nos documentários super importantes, este, mostra que não tem idade para estar no Moda. Ele fala sobre a Moda e estilo na terceira idade.
Diana Vreeland
O documentário conta a história do ícone de Moda e ex diretora da Vogue e da Bazaar.
Iris
Documentário sobre a vida de Iris Apfel, um ícone de Moda com mais de 90 anos, famosa por seu estilo excêntrico.
The True Cost
Excelente documentário que traz a tona o questionamento dos custos reais da indústria da Moda atual e seus impactos no meio ambiente e sociedade (dica: vale super a pena para abrir os olhos sobre a atual realidade).
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Calçados e bolsas verão 2016/17
No mundo da Moda é assim, nem saímos ainda do verão 2015/16 e já estamos pensando no do próximo ano. Quem disse que é fácil ein?
Recentemente, o UseFashion publicou uma matéria das tendências em calçados e bolsas, inspiradas nas maiores semanas de Moda do mundo mas já consolidados com os próximos lançamentos. Vamos ver o que vem por aí:
Força Feminina
O nome já fala por si só. Inspirado no comportamento de consumo feminino e no poder alcançado pela mulher, não apenas no mercado de trabalho mas na conquista de múltiplos espaços, a Força feminina promete ganhar ainda mais espaço. Na passarela, o desfile de Rick Owens chamou toda a atenção para esse tema, onde modelos carregavam outras modelos como forma de representar o poder feminino e a irmandade. Tendo em alta todas essas vertentes, a opinião feminina toma conta e ganha força de expressão.
Nas bolsas e calçados, as cores estão entre os tons mais neutros, variando do nude ao preto e passando por tons militares. Sandálias e Sandal Boot, aparecem de diferentes formas, com tiras, amarrações ou cabedais. O salto, aparece representado a força e variando entre estiletto e estaca e nas bolsas, a praticidade é indispensável.
1. Versace | 2. Balmain | 3. New Look | 4. Folli Follie | 5. Versus | 6. Aigner |
Elegância Fresh
Mesclando referências esportivas e arquitetônicas em um visual moderno. Mules, sliders e sandálias flats estarão com tudo. Nas bolsas, detalhes minimalistas.
1. Akris | 2. Marni | 3. Má & Ló | 4. Benetton | 5. Mayet |
Migrações
Uma mistura de etnias e referências exóticas, mas ainda destacando sua exuberância e modernidade. Sandálias robustas ou flats com detalhes elegantes de barbicachos e madeira. As bolsas desse estilo, são ricas em aplicações, bordados e estamparia, e lembram um lado mais rústico, com tons terrosos e aspecto artesanal.
1. Valentino | Antonio Marras | 3. River Island | 4. Etam | 5. Ralph Lauren |
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Excepcionalmente CHANEL
Não é a primeira nem a última vez que venho aqui falar sobre uma das mães da Alta-Costura, pois a extraordinária grife francesa CHANEL, insiste em surpreender sempre a todos. A grife tem o costume de divulgar vídeos das técnicas manuais utilizadas na confecção de suas peças, como já foi mostrado no post Como são feitas as peças da Chanel. E dessa vez não foi diferente. A grife disponibilizou em seu canal no YouTube como são feitas as jaquetas de alta-costura, são um total de 130 horas de muito trabalho manual e dedicação para alcançar a perfeição.
E aí, o que acham?
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Desapego coletivo: Tendência!
A maioria dos estudantes de Moda - que se prezem, rs - gosta de garimpar algumas peças em brechó e até mesmo customiza-las, afinal, estamos aí para expor toda a nossa criatividade. Pensando nisso e nos bons adeptos a Moda vintage, alguns empreendedores estão investidos em plataformas de brechó online, um lugar onde você pode pesquisar do conforto da sua casa aquela peça old de verdade ou até mesmo marcas de grifes famosas, com preços bem mais acessíveis. Gostou da ideia? Abaixo seguem alguns sites para vocês garimparem seus novos mimos. Confere aí:
Acho que é o mais famoso site de venda de usados, onde você pode encontrar desde peças de roupas à sapatos, eletrônicos e peças de decorações. E qualquer um pode vender lá, basta cadastrar-se. E gente, o site é uma fofura que só, dá vontade de levar um monte de coisinhas para casa.
Vintage e Amigos
Esse site é para os que gostam de coisas bem mais exclusivas, pois reúnem diversas peças de diferentes décadas, de várias culturas e de cidades diferentes cidades do mundo. Imagina encontrar algo diferentérrimo e exclusivo?
Esse site é a cara da riqueza. Especializado em artigos de luxo, o site vende produtos da grife Chanel, Dior, Valentino, Dolce & Gabanna, entre outros. Os produtos são usados, mas há garantia de que tudo que é vendido está semi-novo e em perfeita aparência. Seus preços são justos de acordo com os produtos, mas vale a pena dar uma espiadinha.
Outro site especializado na revenda de produtos semi-novos de marcas de luxo, porém, bem mais em conta rs. Esse site é bacana porque todas as peças foram doadas por seus antigos donos e o lucro é revertido integralmente para instituições de caridade (isso sim é ser chic), então além de você se satisfazer nas compras, está ajudando pessoas necessitadas ao mesmo tempo, baita ideia.
Um dos brechós mais famosos de São Paulo que aderiu ao e-commerce também. O brechó conta com garimpos dos EUA e da Europa, além de acessórios (como óculos estilo Beatles) e peças de decoração, é uma fofura também e os preços são bem bons.
Este também possui loja física em São Paulo mas aderiram também à loja virtual. O brechó possui diversas marcas internacionais e brasileiras, além de contar com uma sessão especial infantil.
Esperamos que garimpem bem e encontrem peças de seu estilo, rs.
-
Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/moda/elle/6-brechos-online-que-voce-precisa-conhecer
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Herchcovitch estrela Reality Show
O intuito é fazer com que o estilista, além de passar por esse desafio, mostre o passo à passo da confecção das peças, desde o momento de criação, a escolha dos tecidos, a modelagem e até a costura.
Alexandre Herchcovitch - Fonte: Instagram (2016) |
O estilista contará com a ajuda do amigo Rhody e de sua grande fonte de inspirações e a pessoa que o direcionou a esses caminhos, sua mãe Regina Herchcovitch. As gravações foram realizadas todas em locais diferentes, como a casa dos participantes (que foram escolhidos pela produção através das inscrições feitas nas redes sociais) e em um galpão em São Paulo.
Alexandre e a mãe, Regina Herchcovitch - Fonte: Instagram (2016) |
O programa é uma coprodução da Fox International Channels Brasil com a produtora Conspiração Filmes. Serão apresentados 8 episódios de 30 min que irão ao ar semanalmente e até então os dias e os horários ainda não foram divulgados. Mas então, estão todos ansiosos para a estreia?
Nos bastidores do "Corte e Costura" - Fonte: Instagram (2016) |
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Quebrando padrões
Mais uma quebra de padrões na Moda. A Aerie ("concorrente" da Victoria's Secrets) fugiu de todos os padrões expostos pelas marcas concorrentes, que usam modelos altas e magérrimas, e lançou (aproximadamente em 2014) a linha Aerie Real que mostra as mulheres como são de verdade, belíssimas sem precisar de photoshop, indo contra todos os padrões "impostos" pela sociedade. E agora em janeiro, a carinha da linha foi a modelo Barbie, que é modelo plus size. E o resultado? Bom, desde seu lançamento, o resultado de toda a linha Aerie Real é Ma-ra-vi-lho-so. A própria Aerie escreveu em sua página: "That means no retouching, and thanks to your stories and support, it's also about body positive and loving real self. Inside and out." Bom, depois disso só digo uma coisa: Confiram!
Fonte: Aerie |
Fonte: Aerie |
Fonte: Aerie |
E para finalizar, um vídeo da Barbie Ferreira para Aerie (lembrando que no site tem os das campanhas anteriores).
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
10 livros essenciais para quem trabalha com Moda
Aproveitando que as aulas ainda não começaram, fizemos uma listinha (inspiradas em blogs e indicações) de livros essenciais para quem quer trabalhar com Moda ou já trabalha. Ainda restam alguns dias de férias e dá para ler no mínimo 2 antes que volte a correria, não é? E lembramos que a biblioteca da Católica SC já está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira das 7:30h às 22:30h. Segue abaixo a listinha e boa leitura.
1. Histórias da Moda - Didier Grumbach
De 1998 até 2014, Didier Grumbach foi presidente da Federação Francesa da Alta-costura e do Prêt-à-Porter dos Costureiros e Criadores de Moda e da Câmara Sindical da Alta-costura. Ou seja, ele (discretíssimo) foi um dos maiores players da moda por um bom tempo. Em 1993, quando era diretor de pesquisa do Instituto Francês da Moda, publicou esse livro que atravessa a história da alta-costura, da confecção e do prêt-à-porter na França com detalhes divertidos e dados pertinentes.
2. História da Moda no Brasil - João Braga e Luís André do Prado
(Disponível na biblioteca)
(Disponível na biblioteca)
Com a ajuda de um jornalista, o professor de História da Moda na FAAP e de História da Arte da FASM (Faculdade Santa Marcelina) João Braga escreveu sua obra mais parruda. A publicação remonta momentos icônicos da história da moda no Brasil e ainda se presta a analisar boa parte deles. O subtítulo ("Das influências às autorreferências") já sumariza um pouco da trajetória da criação de roupas em solo tupiniquim. Se antes éramos muito baseados na no método Europeu, hoje temos nossa própria semana de moda respeitada e criadores para lá de originais. Neste livro, Braga e Luís André do Prado percorrem essa transição.
3. Moda, uma filosofia - Lars Svendsen
(Disponível na biblioteca)
O pensador norueguês faz um grande apanhado do que já tinha sido produzido por outros autores que já se dedicaram ao tema como Gilles Lipovetsky e Georg Simmel. Além disso, ele traça paralelos entre a moda e outros conceitos os quais ela se relaciona intensamente como o corpo, a linguagem, o consumo e a arte. Destaque para o apêndice onde o Svendsen escreve sobre a crítica de moda.
4. Deluxe: Como o luxo perdeu o brilho - Dana Thomas
(Disponível na biblioteca)
Tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento (e a decadência) do mercado de luxo está aqui. Thomas mostra como grandes grifes sacrificaram a qualidade de seus produtos para se tornarem maiores e venderem mais. A autora viaja desde os artigos ultra exclusivos da época das corte monárquicas na Europa até a explosão globalizada do fast-fashion.
5. The End of Fashion: How Marketing Changed the Clothing Business Forever - Teri Agins
3. Moda, uma filosofia - Lars Svendsen
(Disponível na biblioteca)
O pensador norueguês faz um grande apanhado do que já tinha sido produzido por outros autores que já se dedicaram ao tema como Gilles Lipovetsky e Georg Simmel. Além disso, ele traça paralelos entre a moda e outros conceitos os quais ela se relaciona intensamente como o corpo, a linguagem, o consumo e a arte. Destaque para o apêndice onde o Svendsen escreve sobre a crítica de moda.
4. Deluxe: Como o luxo perdeu o brilho - Dana Thomas
(Disponível na biblioteca)
Tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento (e a decadência) do mercado de luxo está aqui. Thomas mostra como grandes grifes sacrificaram a qualidade de seus produtos para se tornarem maiores e venderem mais. A autora viaja desde os artigos ultra exclusivos da época das corte monárquicas na Europa até a explosão globalizada do fast-fashion.
5. The End of Fashion: How Marketing Changed the Clothing Business Forever - Teri Agins
Infelizmente, esse livro não tem traduzido, apenas em inglês, mas o livro de Teri Agins é uma boa pedida. A jornalista de moda do Wall Street Journal investiga a influência de grandes conglomerados como o grupo LVMH (que detém marcas gigantescas como Louis Vuitton e Dior), a transformação que a publicidade causou no mundo fashion e o papel das celebridades nesse mesmo circuito.
6. A Era Chanel - Edmonde Charles-Roux
Gabrielle Bonheur Chanel certamente não foi a criadora da profissão estilista. No entanto, seu trabalho comandando o número 31 da Rue Cambon em Paris é de longe um dos mais importantes de toda a história da moda. Não a toa seu legado vive até hoje nas mãos de Karl Lagerfeld. Conhecer sua história é premissa básica para qualquer um que queira se aventurar pelos croquis, tecidos e agulhas.
Pode acreditar, o nome já diz tudo. Sue Jenkin Jones detalha com precisão os passos da carreira de um designer de moda. Alfaiataria, marketing, costura, teoria das cores, engenharia têxtil, desenho: de tudo um pouco. O básico de cada área está no livro que é, por isso, perfeito para guiar um aspirante a estilista.
8. Fashion Now 2 - Terry Jones e Susie Rushton
O almanaque é o guia perfeito por tudo que há de mais descolado sendo feito na moda. Os editores da revista britânica "i-D" selecionaram e perfilaram 160 dos estilistas que eles consideram mais interessantes da atualidade. O grande index serve para aguçar a curiosidade sobre grandes criadores e também para descobrir o trabalho de profissionais independentes.
De acordo com Vivi, este livro - diferente da maioria - não foca tanto nas imagens para fazer uma ligação entre a moda e os acontecimentos. "É bom para quem está começando e precisa entender por que a moda é importante".
10. Modos de homem e modas de mulher - Gilberto Freyre
(Disponível na biblioteca)
(Disponível na biblioteca)
"Apesar de ser pouco lido, ele é muito único porque é quase como se fosse um tratado sobre o Brasil a partir do século 19 e sobre o que se entende por estilo brasileiro", explica. Gilberto Freyre faz um esboço da cultura da época e de sua relação com o que as pessoas vestiam até meados dos anos 1970.
Fonte:
http://m.mdemulher.abril.com.br/cultura/elle/10-livros-essenciais-para-quem-quer-trabalhar-com-moda
Assinar:
Postagens (Atom)