quarta-feira, 27 de março de 2013

Osklen - SPFW 2013



Oskar Matsavaht desenvolveu a coleção de verão 2014 da Osklen inspirado nas pedras preciosas brasileiras, Oskar comenta “Tudo partiu das pedras preciosas do Brasil, desde suas formas, cores e transparências, até o brilho e a lapidação”.

Fez o uso de matérias sustentáveis como a seda orgânica e a seda artesanal, utilizou também o couro de salmão e de pirarucu, para demonstrar o brilho, ou a opacidade das pedras, ele utilizou tecidos como o linho, algodão, moletons, a seda, organza, zibeline, e ainda o couro.  Oskar buscou as cores das pedras preciosas como o alaranjado, o vermelho, o verde, amarelo, azul, e as cores vindas das pedras brutas, o areia, cinza e o preto. 



Segundo Oskar, “os dois lados de Ipanema: a simplicidade, a cultura da praia e da natureza com a vida cosmopolita dos prédios da Vieira Souto, com todas as suas festas”. Com um desfile maravilhoso que mostra os tons, as transparências, vindas das pedras, e uma modelagem com design porem usável. Um equilíbrio perfeito da simplicidade com a sofisticação.  

Texto desenvolvido pela acadêmica Helena Christina Gomes de Oliveira, da 7ª fase de Moda.

Amapô - SPFW 2013

No desfile da marca Amapô, recria marinheiros e piratas com uma alfaiataria onde listrar é o grande destaque e a silhueta aprece ampla em camadas, em um trabalho manual, alta padronagem Navy e o tie-dye e o fundo do mar estilizado. Utilizando sarjas peroladas, seda devore, malhas e denim formando assim as peças da temporada bem dentro do DNA da marca.


Trazendo sereias e marinheiros com uma mistura de cores suaves em degradê, amamos as camisas e coletes que misturam cores candy, como azul-bebê, lilás, rosa clarinho e um pouquinho de amarelo.



A Amapô lança dois modelos de Chuck Taylor All Star. Um deles traz padrões de estamparia digital, criados a partir de um tingimento manual. Sendo uma releitura computadorizada do tie-dye estará presente em outras peças da coleção Verão 2013/14 da Amapô. A segunda versão traz uma combinação de listras verticais amarelas, verdes e azuis inspiradas na logo da Amapô Jeans, com detalhe em couro sobre o logo da Converse em uma alusão ao universo Navy. 



Texto produzido pela acadêmica Danieli Zils, da sétima fase de Moda.

Neon - SPFW 2013



Como sempre brincando com as cores com a mesma naturalidade de crianças que misturam a massinha de modelar, a Neon faz uma total mistura étnica com referência na cultura de países como Índia e China, demonstrados de forma irreverente e criativa, com cores e estampas que vão dos roxos e verdes, lembrando as coloridas túnicas indianas até as estampas de hieróglifos e bigodes chineses.


Com modelagens transpassadas e recortes e decotes nas diagonais, saias e calças envelope com cintura marcada, afirmando a onda dos geométricos que vem vindo desde a estação passada.  A combinação de calças de cintura alta com modelagens amplas + t-shirts curtinhas com decote aberto e redondo mostram que os anos 90 estão definitivamente de volta.

 
Os detalhes são o que dão o glamour final para a coleção, com tecidos acetinados linkando com o brilho do batom das bocas bem marcadas; os acessórios exagerados pegando referências da Índia nos brincos e China nos chapéus de triângulo presentes nas cabeças de todas as modelos. E ainda a música que traz a mistura do Indie Rock com uma batida tipicamente chinesa, são o que marcam toda essa carga étnica, mesclando países que até então pouco se ouvia falar neste novo mundo fashion.
Texto desenvolvido pela acadêmica Caroline Pradi, da 7ª fase de Moda.

terça-feira, 26 de março de 2013

Acquastudio - SPFW 2013



O SPFW iniciou seus desfiles dia 18 de março na Bienal em São Paulo, com um cenário feito de matérias recicláveis, com a intensão de explorar a sustentabilidade e a simplicidade.
No seu segundo dia de desfile a marca Acquastudio, da estilista Esther Baumana mostrou sua nova coleção acompanhada da trilha sonora do Dj Zé Pedro.


A marca que já é veterana no Fashion Rio, mostrou em seu primeiro desfile no SPFW uma releitura da sua própria história. Esther Baumana estudando as obras Jean Paul Gaultier se inspirou na onda navy couter, a partir dai ela buscou trazer para a temporada verão 2013/2014 o universo da alta costura, que teve como inspiração um novo olhar sobre a história da Acquastudio.
Seu desfile foi o retorno aos balneários franceses da década de 20, aonde apostou em vestidos com tecidos estruturados, caimentos perfeitos, listras estratégicas e texturas de bordados de pérola.
A estilista trouxe também peças com listras em vieses, babados, desenhos geométricos variados, um pouco de transparência nas peças, entre tons perolados, azul- marinho e off-white, buscando assim uma harmonia entre as peças e sua inspiração.
Para conciliar os looks, o maquiador da marca Acquastudio Celson Kamura seguiu as tendências internacionais e apostou em um make natural e ao mesmo tempo iluminado, usou uma base fina, sombra marrom esfumaçada no canto dos olhos, batom e rímel azul, já nos cabelos duas tranças com um coque retorcido, combinando assim com a proposta do desfile.
Texto produzido por Tatiana Fuzzi, acadêmica da 7a fase de Moda.