segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lacoste lança verão 2012/13 no Brasil

Os lançamentos de primavera-verão 2012/13 da Lacoste só chegam às lojas brasileiras em agosto, mas o diretor criativo da grife, Felipe Oliveira Baptista, veio ao país já nessa semana para apresentar a primeira coleção sob seu comando. O evento reuniu diversos famosos, como o ex-tenista Gustavo Kuerten e o tetracampeão Raí.

Na linha feminina, aparecem vestidos em malha de seda, além dos tradicionais vestidos-polo, propostos inclusive com leve mullet.  Há também referências aos anos 1920, como estampas geométricas e outras inspirações arquitetônicas.

Para eles, uma série de combinações entre peças sofisticadas com casuais, como trench-coats, jaquetas e outros casacos junto a T-shirts e bermudas, garantindo leveza para a estação.
A cartela traz tons clássicos Lacoste, como preto e azul-marinho, além de cinza, bege e caramelo. Há também cores mais vibrantes, como vermelho, verde e amarelo.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Minas Trend Preview: balanço 1º dia

Depois de uma abertura que satisfez aos olhos de todos os convidados na noite de terça, o Minas Trend Preview começou oficialmente nesta quarta-feira, 25, trazendo as novidades para o verão 2012/13. Nos corredores do salão de negócios, puderam ser vistas peças ricas em detalhes e bons acabamentos. Durante a noite, seis desfiles mostraram o que a moda nacional prepara para a temporada.

Martha Medeiros
Quase impossível não se impressionar com o que as rendas da estilista são capazes de formar. Vestidos longos, médios e curtos exaltaram todo o glamour das mulheres, que são a inspiração desta coleção. Peplum, amarrações, decotes nas costas e bordados de cristais foram alguns dos recursos utilizados por Martha. Tons pastel de rosa, verde e azul, além de preto e laranja compõem a cartela de cores da coleção.

Rogério Lima
A coleção Amor Inesperado foi uma parceria entre a arte e a moda. Radicado em Belo Horizonte, o artista piauiense Rogério Fernandes foi o responsável pelas ilustrações que retrataram casais improváveis, como Elvis e Madonna, Picasso e Marilyn Monroe, em 24 looks, entre femininos e masculinos, que acompanharam as criações de Rogério Lima. As bolsas do estilista são estruturadas e foram criadas a partir de experimentações com a geometria, em triângulos, círculos e retas. Sem ignorar o lado prático, ele aposta em aberturas mais amplas e maior espaço interno. Uma brincadeira interessante foi levar para a passarela homens usando as mesmas bolsas das modelos, porém feitas em cartolina branca. Quem via de longe, mal podia perceber a diferença.

Cila
A moda praia da Cila foi inspirada em ideias como “minimizar o caos no mundo” e na grande necessidade de se cuidar do planeta. Desses pensamentos, surgem conceitos como árvores secas, fogo, o infinito do céu, a luz solar e outros. Cila apostou em muitas modelagens assimétricas, vazados geométricos, recortes orgânicos e decotes com pegada esportiva. Em detalhes, os metais aparecem em dourado, cobre e ouro velho, alguns em formas piramidais. Na linha resort peças esvoaçantes e fluídas, com destaque para a saia mullet. Nas cores, bordô, verde-oliva, azul, preto e marrom.

Apartamento 03
Pequenos ateliês de costura serviram de inspiração para a marca. Foi a partir de um dos aviamentos muito utilizados por costureiras que a grife construiu uma das matérias-primas mostradas no desfile. A velha sianinha converteu-se em um material inusitado, porém com efeito muito interessante. Costuradas uma a uma sobre uma tela, formaram franjados irregulares. A marca também apostou em uma silhueta mais reta, algumas transparências e recortes em peças como blazeres, pantalonas e vestidos. Na lista de tecidos, também há chamalote italiano, tafetá de seda, jacquard de seda, organza e viscose.

Claudia Arbex
Se houver uma expressão que represente algo maior que um maxicolar, então ela pode ser usada aqui. Claudia Arbex apresentou imponência em peças que eram verdadeiras esculturas cheias de brilhos. A inspiração foi no fundo do mar, e isso ficou evidente em peças com formato de conchas. Algumas criações simularam golas em tamanhos amplos, que chegavam a ir de um ombro a outro. Preto, verde-limão, verde-escuro, pedras com efeito silver (prata), toques de laranja, branco e azul compõem a cartela de cores.

Chouchou
Perfume retrô e praia: a Califórnia dos anos 1950 é o ponto de partida para o verão 2012/13 da Chouchou. O clima de balneário, os luaus e o universo náutico foram explorados na estamparia e na cartela de cores, que apresenta tons como blush, coral, vermelho, amarelo e verde-menta coordenados com tons clássicos. Entre as propostas, um mix de tudo aquilo que o verão pede: saias, shorts, tops encurtados, vestidos e jeans claros. A modelagem mullet ganha destaque, e há uma pegada esportiva nas propostas. Piquê, flame, lurex, chiffon, cetim e malhas leves foram alguns dos tecidos utilizados.


]

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Top 4 tendências em calçados verão 2012/13

A 10ª edição do Minas Trend Preview inicia nesta quarta, 25 de abril e, além de desfiles e palestras, reserva uma feira com 180 expositores, a qual UseFashion estará cobrindo para o link Feiras. Como alguns lançamentos de verão 2012/13 já nos chegaram por e-mail, adiantamos uma seleção de quatro tendências que devem se destacar. Acompanhe:

1. Tons pastel

Os tons pastel ou "candy colours" prometem ser hit do verão 2012/13. Depois de aparições em semanas de moda internacionais, as cores que lembram “doces de confeitaria” chegam também aos sapatos.

2. Étnicos

Estampas tribais e grafismos étnicos também estão presentes em diversas coleções. As inspirações vêm de tribos africanas e mix de culturas. Trabalhos artesanais, materiais rústicos e tons terrosos também se encaixam nessa tendência.

3. Metalizados

O brilho dos metais continua em alta, mas, ao contrário do inverno, vem mais colorido. Glitter, paetês ou couro metalizado aparece em cores vibrantes, como azul, pink e prateado.

4. Anabelas

Esses saltos estarão entre os principais do verão 2012/13. Para peep toes, sandálias, open boots ou até nos sneakers, que já são sucesso no inverno e seguem na estação quente. Com alturas cada vez maiores e novos formatos, chamam bastante a atenção.


Fonte: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=104684
Link: http://www.usefashion.com/

terça-feira, 24 de abril de 2012

Armani assina figurino de Lady Gaga

Giorgio Armani desenvolveu a coleção da turnê "Born This Way" de Lady Gaga. O figurino é fiel à cantora que sempre exibe modelos extravagantes e exóticos. A turnê inicia na sexta-feira, dia 27, na Coreia do Sul, e deve chegar ao Brasil no final do ano.
 
Para Armani, criar para Lady Gaga, é um exercício estimulante e criativo, por isso o estilista vai além das criações para as passarelas e desenha para a personagem que a cantora representa. Entre os croquis divulgados, está um modelo que recebe vários instrumentos musicais de PVC, e um vestido em tom nude com um triângulo na peça e outro adorno na cabeça da cantora.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cheias de Charme: Stéphanie Classic no figurino

Os calçados da marca Stéphanie Classic estão nos pés das personagens da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) são as três protagonistas, que deverão usar os sapatos ao longo da trama. Mais de 40 modelos da coleção de verão 2011/12 compõem o figurino, entre sandálias, anabelas, rasteiras, sapatilhas e sapatos.
     
Com autoria de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, e direção geral de Carlos Araújo, a novela gira em torno das três domésticas, que se conhecem numa noite conturbada e logo mostram cumplicidade e amizade na dura vida profissional, mas que mais tarde irão se transformar em um bem-sucedido trio de cantoras de technobrega.

Link: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=104636
Fonte: http://www.usefashion.com/

sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Curtir" aparece em cabides da C&A

Foi lançada na quarta, dia 18, a ação “Fashion Like” da C&A através do Facebook. Inspirada nas mulheres que sempre pedem opinião das amigas para fazerem compras, a agência DM9DDB desenvolveu um sistema que integra o Curtir do Facebook às peças disponíveis nas lojas.
 
Funciona assim: a fanpage da C&A disponibiliza dez modelos da próxima coleção do Dia das Mães para que os usuários possam Curtir. O mesmo número de curtidas que aparece na rede social é exibido, em tempo real, nos displays digitais inseridos nos cabides das peças. A ação acontecerá no próximo sábado, dia 21, na loja conceito da C&A, no Shopping Iguatemi de São Paulo.

Veja o video da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=K4qdNb6FvGY&feature=player_embedded

Link: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=104599
Font: http://www.usefashion.com/

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Croquis mostram prévia do 10º Minas Trend Preview

O Minas Trend Preview se aproxima e as grifes já se preparam para apresentar novidades de primavera-verão 2012/13. A designer de acessórios Claudia Arbex e o estilista Vitor Zerbinato divulgaram alguns croquis que mostram coleções inspiradas nos oceanos. Já a Jardin, que estreia no evento, buscou inspiração no concretismo.

Claudia Arbex traz para o próximo verão acessórios grandes e estruturados, como anéis, brincos que vestem a orelha e ombreiras são alguns exemplos.  As referências do fundo do mar ficam evidentes nas formas de conchas e estrelas e também na cartela de cores, que usa principalmente tons frios, como verde, azul e prata. Os principais materiais utilizados para compor as peças são os cristais Swarovski e malhas de metal. 
 
 
O estilista Vitor Zarbinato se inspirou nas Criaturas do Mar para vestir as mulheres. A saia “A” tem o formato de rabo de peixe e os cortes a laser imitam a textura dos corais. As modelagens estruturadas se contrapõem às esvoaçantes e os tecidos utilizados são cetim dublado, tule, malha prene, crepe, organza e renda. 
 
 
A marca Jardin, de Bhárbara Renault, defilará a coleção "Concretos", inspirada no Concretismo, movimento artístico que marcou a década de 1950 no Brasil. O resultado são estampas com formas geométricas, dobraduras, recortes e combinações de tons vibrantes.
 
 
 

Abertas as inscrições para o XXVI Prêmio Jovem Cientista, com o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes"

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Hello Kitty para Sephora

Para o verão 2012/13, a coleção Hello Kitty para Sephora é intitulada Hello Pretty e se inspira nas tendências mostradas em Nova York e Milão. Em edição limitada, a linha inclui paletas de sombra, pó bronzeador, espelho, pincel kabuki retrátil, tudo em embalagens graciosas da personagem.
Entre os lançamentos, há também uma fragrância, Hello Kitty Big Pink, cujo aroma é mais adocicado e, além do frasco maior em forma de laço, vem em duas apresentações: anel e embalagem portátil. Com edição limitada, os produtos deverão estar à venda a partir de junho. 
Os preços vão de US$ 19 a US$ 58.


Link: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=104543
Fonte: http://www.usefashion.com/

Programa de Trainee Arezzo&Co 2012


terça-feira, 17 de abril de 2012

Cuecas mudam de cor

Chega ao mercado um dos principais destaques da Upman para o inverno 2012: a linha underwear Premium Thermocromatic. Conforme antecipamos na cobertura da Fenim*, os modelos, inéditos no Brasil, confeccionados em algodão egípcio, mais fino e macio, mudam de cor com altas temperaturas.
Disponíveis no modelo boxer, as peças são exclusivas, numeradas e limitadas a 1000 unidades. Quando submetidas a temperaturas superiores a 37ºC, mudam de cor, passando de azul para o branco. Até mesmo o calor das mãos e do sopro, por exemplo, produzem o efeito, sendo que a peça volta ao normal após o resfriamento.
Alerta contra o câncer de próstata
Como ajuda na prevenção do câncer que mais atinge os homens, a Upman criou uma série especial de produtos licenciados sob o selo da campanha "O alerta da moda para o Câncer de Próstata", da ABAPCC (Associação Brasileira de Artistas Plásticos Contra o Câncer), que auxilia programas, pesquisas e divulga tratamentos contra a doença.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dragão Fashion: balanço 4º dia

No seu 4º dia, o Dragão Fashion Brasil esteve ainda mais movimentado devido algumas presenças ilustres da noite, como os desfiles nacionais de Mario Queiroz e Lino Villaventura (prata da casa muito prestigiada), além da primeira apresentação internacional do evento, a italiana Chicca Lualdi. Foi dia, ainda, de coquetel do Senac, idealizador do Reality Project com Jum Nakao (aguarde matéria especial). Confira a seguir como foram os desfiles.

Vivi Huhn
Estilista paraense, trouxe o tema "Abril em Paris", em que criou uma série de vestidos superjovens, predominantemente curtos e em variadas modelagens, sobretudo anos 1950 e 1960. As estampas, porém, não poderiam ser mais pop e atuais, logo, uma pegada teen que deve conquistar as meninas que compram suas peças no Elo 7, Facebook e outras redes.

Chicca Lualdi
A marca italiana é bastante minimalista e destaca uma modelagem seca e levemente longe do corpo. Atenção para os vestidos com cintura deslocada ou os com cortes largos na barra que criaram efeito franja e para a camisa transparente tipo as de smoking, logo deixando braços e costas aparentes, frente protegida.
 
Mario Queiroz
Mario desfilou a mesma coleção inverno 2012 do São Paulo Fashion Week. Trazendo, pela 2ª vez, masculino e feminino, minimizou o quanto foi possível as diferenças entre gêneros, imprimindo a ambos uma alfaiataria de qualidade. Ele revisitou os anos 1930 e resgatou tecidos acumulados em anos de trabalho, obtendo desta forma uma rica cartela de padrões, texturas e cores.
 
Sis Couture
Inspirada por um poesia própria que começa assim: "Que me desculpe Ataulfo Alves e Mário Lago, mas Aurora é que é mulher de verdade", a coleção que se segue tem aproximadamente de 25 a 30 e poucos anos, deixando no ar aquela fase feminina interessante, em que a mulher irradia atenções. São vestidinhos de alcinha e cintura marcada, saia mullet poá levemente transparente usada com blusa plissada romântica; calças larguinhas embaixo com tops marcantes em cima. As cores são "da aurora-amanhecer": preto, marinho, violeta, rosáceos, ouro velho, bege e off-whitte.
 
Doisélles
Desfilou um trabalho artesanal primoroso e atemporal, sobretudo com a técnica de tricô. O mais bacana é que muitas das peças são advindas do trabalho de detentos de Minas Gerais, de onde é a marca. São muitos vestidos, casuais ou de festa, casacos e coletes em tons neutros, cheios de experimentações nos tipos de pontos, criando volumes. 
 
Lino Villaventura
Também fez dobradinha de sua coleção apresentada em janeiro, na São Paulo Fashion Week. Assim como havia acontecido em São Paulo, foi aguardadíssimo agora na sua terra natal, gerando filas enormes mesmo com mais de duas horas de atraso devido ao início do dia também em horário errado. A coleção foi inspirada nas imagens atormentadas do pintor irlandês Francis Bacon. Uma moda festa que vai desde os vestidões cheios de técnicas, e que fazem a plateia suspirar, a modelos mais possíveis de uso, como o roxo-coluna que encerra o desfile ou o curtinho transparente todo bordado. Há também um elegante preto drapeado, um despojado luxuoso cinza-claro listrado e o colante, bordado dos pés à cabeça. Resultado? Aplaudido de pé!
 
 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dragão Fashion: balanço 3º dia

O terceiro dia de Dragão Fashion Brasil deu destaque a marcas brasileiras com coleções mais comerciais, que têm alguma referência ao artesanal ou ao regionalismo de forma menos evidente. Aliás, esse papel mais inventivo e autoral ficou restrito aos estudantes da noite. Acompanhe.
 
Concurso dos Novos
Muita torcida e apitaço quando desfilam grupos da região. Nessa noite começou com a Estácio Fic apresentando uma coleção alusiva a um momento menos comentado dos cangaceiros, quando Maria Bonita comanda os demais e se mudam para as cidades, se vestindo ainda com o couro, mas incorporando outros elementos, como plástico, crochê e metal. Na sequência, desfilaram Faculdade de Arte de Design de MG (longos artesanais exuberantes), Faculdade Católica do Ceará (final do século 19 para climas tropicais) e a Santa Marcelina (tribal supermoderno).
 
Skyler
Moda masculina que focou tecnologia e urbanidade Há aproveitamento do denim resinado (leather denim) e com toques diferenciados (soft touch denim). As modelagens passam pelo slim, tradicional e saruel-fit (gancho longo com shape tradicional). Nas malhas visivelmente macias e com bom caimento, degradê e estonados de estética artesanal, além de jaquetas com alguns recortes aerodinâmicos. Destaque para o duo azul + preto. As poucas estampas remetem a tempo, velocidade, som e ação.
 
MarcusSoon 
Clima de romance e drama no ar ao som do novo tango argentino. Um desfile com muitos modelos de vestidos, saias, blusas e camisas em tule com aplicação de bordados e paetês. Anos 1940 e seu requinte no ar. Destaque para a cartela de violáceos e preto remetendo a uma viúva muito chique. Seu companheiro, inclusive, aparece caído em plena passarela. O fechamento é com a top Bárbara Berger. Muito aplaudido.
 
Danielly Narimato 
Jovem de origem oriental e que leva isso para suas roupas com pegada minimalista, feitas sobretudo em moulage e com algumas referências a dobraduras. Tem macacão, vestidos curtos, shorts e outras peças sempre com acabamentos debruados ou aplicados em couro. Nos demais materiais, jeans leves, jeans de gramaturas médias e jeans com efeito resinado de couro, crepe vogue e malha.
 
Ronaldo Silvestre 
Desfilou a mesma coleção da Casa de Criadores inverno 2012. O título é "Miraculous, minha mente é a chave que me liberta", referenciando o ilusionista Harry Houdini. É baseada em alfaiataria, mas feita com denim bruto, valorizando recortes, amarrações e fivelas que prendem os modelos. Tem também grande utilização de seda, trabalhada de forma artesanal e com tingimentos naturais. 
 
Kallil Nepomuceno 
 Uma coleção para sonhar, seja como princesa real ou apenas durante uma festa de 15 anos até chegar no casamento. Moda festa que valoriza muitas aplicações, bordados, plissados e camadas, muitas delas favorecidas pelo corte a laser de leves tecidos, inclusive em alguns casos criando volume e aspecto de penas. Grande quantidade de looks apresentados e a plateia gostou, aplaudindo de pé e se despedindo do terceiro dia.
 
 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dragão Fashion: balanço 2º dia

O 2º dia de Dragão Fashion Brasil esteve ainda mais movimentado do que o primeiro. Foi quando iniciaram as palestras na parte da tarde, reunindo um bom público que depois estendeu participação nos desfiles da noite. Acompanhe a seguir como foram as oito apresentações nas três passarelas:
 
Concurso dos Novos
 
O concurso que coloca na roda coleções propostas por grupos de universidades oxigena o evento com ideias novas, muitas vezes inusitadas, além da alegria da torcidas dos colegas na plateia. Foram quatro as primeiras apresentações: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Piauí e Novafapi.
 
Melk Zda
Desfilou a mesma coleção mostrada no Fashion Rio inverno 2012. Usou como inspiração para suas criações uma boneca de barro, que é "a materialização dos desejos da artesã". Assim, sua novidade são peças feitas em algodão natural resinado que, quando tocado, ganhou os registros das mãos das pessoas que o manipularam. Como detalhe, vários looks receberam golas de camisa usadas separadamente como colares.
 
Mark Greiner
 
Sempre muito aguardado, o desfile desse filho da terra, arquiteto e estilista inventivo foi novamente bastante comentado e aplaudido. Na roupa, Greiner foi até mais comercial do que seu histórico, deixando para a cabeça as construções arrojadas, que mostram sua ligação com a construção arquitetônica. São calças justas e de cintura alta e saias longuetes até chegar nos seus longos exuberantes. Atenção para o cinza e o prata, e para os plissados.
 
Clair
A marca mineira que tem em seu DNA as técnicas artesanais deu um show de crochês, tricôs e rendas misturadas, mostrando um desfile com técnicas artesanais usadas de uma forma bastante sofisticada nas cores e modelagens. A mistura com o tecido plano leve e transparente fica evidente, assim como com o pesado couro.
 
Lindebergue Fernandes
Outra prata da casa bastante aguardada que no dia anterior havia criado com maestria para a Kza Dragão e aqui, solo, completa 10 anos de carreira. Assim, Lindebergue fez um desfile especial e diferente com três momentos distintos (três coleções!), o qual chamou de "Santíssima Trindade". Ele homenageia justamente paixões santíssimas da cultura popular brasileira: culinária + telenovela + religião. Foram à passarela os plásticos e encerados do universo doméstico; o kitsch usado pelas vilãs das telenovelas; e a estamparia digital e jacquard que remetem à temática religiosa.
 
 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

TRICÔ: nova geração de marcas que aplica tratamento de moda ao artesanal comenta o mercado atual

Handmade é um conceito de moda muito recentemente tratado como sinônimo de luxo. Porém se antes roupas feitas à mão eram vistas apenas em feiras de artesanato, atualmente elas marcam presença nas passarelas, como Proenza Schouler, Balmain, Dolce & Gabbana e Valentino, para citar desfiles recentes.

No Brasil, este mercado deixou de ser coadjuvante e domina as linhas de produção de uma nova geração de marcas que usam tricô e crochê como base, mas têm seu olhar voltado para o público de moda. Conversamos com alguns nomes da indústria especializados no assunto, que falaram sobre o tema e comentaram sobre as suas apostas para esta estação. Em comum, todos mostram paixão pelo artesanal e contam como o ofício que foi herdado ou aprendeu por acaso ainda na infância acabou virando business.

Egrey
Para a terceira coleção da Egrey (que só apresenta coleções de inverno mas prepara-se para sua primeira de verão no próximo ano), Eduardo Toldi se inspira no urbanismo da cidade de São Paulo para desenhar ombros arredondados, malhas de inspiração náutica, suéteres overdized seguindo as tendências internacionais.

 Vanessa Montoro
Para este inverno, ela explica que sua inspiração foram as mulheres italianas, que mesmo andando de bicicleta conseguem se manter arrumadas e sofisticadas. Que aparecem em saias de diferente comprimentos, blusas, vestidos em toda a peça ou nos detalhes.

Cecilia Prado
"Gosto de desafiar a técnica e ver suas possibilidades. No verão temos que usar pontos mais abertos e pensarmos com quais fios misturar para deixá-lo mais leve", anima-se. O Oriente Médio é um dos destinos para onde mais exporta, mesmo com as altas temperaturas da região. A coleção atual tem um tratamento que deixa o material paracendo neoprene. "É o resultado da mistura de diferentes fios de aspecto acetinado com rayon, que fazem lembrar um tecido tecnológico".

Profile


Raquel Takaoka, cria cinco coleções por ano, todas com tricô (estação, meia-estação e ainda uma de festa). A marca começou com máquinas antigas e foi se modernizando com o passar dos anos, e com isso a clássica trama ganhou diferentes espessuras e a partir disso pode ser adaptada para todas as temporadas.